segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Socorro! Minha família não apóia a minha idéia de fazer um mochilão!
Cada vez mais jovens têm sido seduzidos pelos benefícios de um mochilão pelo mundo. Inspirados pela experiência de outros jovens aventureiros, cativados por filmes, livros, revistas de turismo ou simplesmente pelo fato de terem nascido com o incansável pé viajante.
Os motivos são vários para essa sede de aventura que de repente toma as nossas vidas. E é bom que nos demos conta disso o mais breve possível, pois o tempo de uma vida parece ser demasiadamente curto para as aventuras de um mochileiro.
Mas, o que pode dificultar bastante ou até mesmo impedir um jovem de fazer um mochilão?

Os pais!
Os pais podem jogar um verdadeiro banho de água fria nos seus planos se você ainda for muito jovem ou não tiver uma tremenda autoconfiança. Mas no caso dos pais, se você for muito jovem não adianta somente ter autoconfiança, você também deve ser um jovem extremante responsável.
O início de tudo é convencer os seus familiares de que você sabe do que está falando, provar que é capaz de realizar coisas com sucesso, enfrentar desafios e superá-los. Se a sua imagem em casa ainda é de uma pessoa insegura, rebelde e irresponsável, então trate de reverter esse quadro o mais rápido possível.
As preocupações deles se justificam? Com certeza. Além disso, os pais sempre estarão preocupados com seus filhos não importa a idade que eles tenham.
A pior coisa que você pode fazer é discutir com eles usando simplesmente a afirmativa de que você ficará bem. Isso só coloca lenha na fogueira e diminui a sua pontuação com eles. O melhor caminho é direcionar os seus esforços para provê-los de evidências esmagadoras e estudos de caso que apoiarão o seu projeto e eliminarão os seus medos. Dizer “É seguro” não vai ajudar muito. Ao invés disso, tente dizer “Deixe-me mostrá-los porque é seguro”.

Como fazer isso?
Aí vão umas dicas que te ajudarão a convencer o pessoal (e a si próprio) de que você é capaz de fazer um mochilão, sobreviver e voltar sem seqüelas ruins. Tome essas e outras medidas hoje mesmo e assim você logo conseguirá marcar a data da viagem planejada.
Pegue o testemunho e exemplos de outros jovens que já fizeram um mochilão. Trabalhe bem o tema segurança (ex. saiba responder o que fará se for assaltado). Explique tudo sobre os albergues e outros lugares onde você vai ficar. Converse com viajantes que já foram para os lugares do seu roteiro. Se possível peça para eles contarem pessoalmente para a sua família como foi a experiência. Se esforce para aprender algumas palavras e expressões dos idiomas falados nos lugares do seu roteiro. Deixe bem claro qual é o seu orçamento e como planeja administrar o dinheiro durante a viagem. Explique como vai se locomover de um lugar para o outro. Demonstre (se for preciso ensine) como usará a Internet para mantê-los sempre informados do seu paradeiro e das novidades (fotos dos lugares e das pessoas que você conheceu). Externe através das suas atitudes a paixão pela realização dessa aventura e o quanto ganhará com essa experiência. Faça viagens curtas pela sua região (aplicando algumas ou todas as dicas anteriores) para demonstrar a sua capacidade de conquista e realização. Mas trate de voltar com vida!


A intenção é armar-se com todas as respostas possíveis para todas as perguntas ou preocupações possíveis. Isso não será útil somente para eles, você também se sentirá mais confiante dia a dia.
Quanto mais você demonstrar que é capaz de realizar a expedição, mais confortáveis eles se sentirão para apóia-lo. Quando você perceber que está conseguindo esse apoio, já estará dando um grande passo como uma pessoa madura.
Lembre-se, o truque é não brigar com os seus pais, pois eles têm motivos para as preocupações. Ao invés disso, construa um arsenal de pesquisas e testemunhos confiáveis. Aumente sua pontuação com seus pais, eles ficarão mais seguros e você mais autoconfiante.

onde?
http://www.mochilaosemfronteiras.com/?p=266

Nenhum comentário: